MCI® (Migrating Corrosion Inhibitors - Inibidores Migratórios de Corrosão): aditivos para concreto baseados na tecnologia de aminas (amino álcoois e aminas carboxilatos). São classificados como inibidores mistos, o que significa que afetam as áreas anódicas e catódicas de uma célula de corrosão. É nanotecnologia para corrigir ou prevenir corrosão.
Os efeitos corrosivos da carbonatação e dos cloretos causam a quebra da camada passivadora das armaduras no concreto. Os MCI's fornecem proteção devido à sua capacidade de migrar através da porosidade do concreto até alcançar a estrutura metálica e formar uma camada molecular protetora sobre o aço quando entram em contato com ele. A afinidade da molécula de MCI®️ com o metal é mais forte do que a da água, cloretos e de outros contaminantes corrosivos.
O MCI® move-se como um líquido para dentro da matriz de concreto, através da capilaridade. Nas novas construções, o MCI® é misturado com a água do traço de concreto ou diretamente no caminhão betoneira. Para estruturas existentes, o MCI® aplicado à superfície é puxado para dentro do concreto por meio de ação capilar – o concreto age como uma esponja, atraindo o MCI® para dentro, por difusão de valor e por atração iônica, ou seja, o metal mesmo atrai o MCI®️ para si.