Novas soluções contra corrosão para usinas de energia geotérmica
Home / Notícias / Novas soluções contra corrosão para usinas de energia geotérmica
single-case-feature-image-1

A energia geotérmica é uma fonte interessante de energia renovável, utilizando vapor de fontes termais subterrâneas para acionar turbinas e geradores que produzem eletricidade. Esse mesmo vapor que produz energia também é altamente corrosivo, contendo produtos químicos como o sulfeto de hidrogênio (H2S) que pode atacar os equipamentos das instalações. Embora seja difícil eliminar completamente a corrosão numa central geotérmica, esta pode ser minimizada em algumas áreas-chave.

Removendo H2S do vapor

O primeiro passo para proteger uma usina geotérmica é limitar a quantidade de H2S que entra. Isso pode ser feito injetando Corrosorber® Liquid na água ou vapor na cabeça do poço. Corrosorber® é uma solução concentrada de um composto heterocíclico à base de nitrogênio que ajuda a capturar mercaptanos, sulfetos e compostos de enxofre. Cada galão de Corrosorber® Liquid eliminará aproximadamente 3,3 libras de H2S por MMscf (milhões de pés cúbicos padrão) (69,3 mg/L). Ao fazer isso no ponto de entrada, a água quente/vapor que entra será menos corrosiva para as turbinas e para a planta em geral. À medida que o vapor esfria e se acumula no condensador, o Corrosorber® Liquid deve ser adicionado novamente para remover ainda mais H2S. Adicionar S-10 neste momento fornecerá proteção adicional contra corrosão.

O papel dos inibidores de corrosão

Após a remoção do excesso de H2S, inibidores de corrosão devem ser usados ​​para interromper a reação de corrosão em superfícies metálicas expostas a quaisquer corrosivos remanescentes (por exemplo, oxigênio, umidade e H2S). Existem dois tipos principais de inibidores de corrosão. Os inibidores de corrosão por contato protegem as superfícies nas quais são aplicados diretamente (por exemplo, um revestimento ou uma película de amina), enquanto os inibidores de corrosão em fase de vapor se difundem por um espaço de ar fechado e são atraídos por superfícies metálicas onde formam uma camada molecular protetora. Os inibidores de corrosão de ambos os tipos são especialmente importantes para prolongar a vida útil de equipamentos elétricos e eletrônicos.

Protegendo centros 'nervosos' geotérmicos

Felizmente, painéis de controle, caixas de junção, centros de controle de motores e comutadores são algumas das partes mais fáceis de proteger de uma usina geotérmica. Os trabalhadores podem pulverizar contatos elétricos com ElectriCorr™ VpCI®-239 (que seca até formar uma fina camada protetora e também pode ser usado para proteção extra dentro de gabinetes de geradores) e colocar emissores VpCI®-111 e copos Corrosorber® dentro de gabinetes elétricos. Os Emissores e Corrosorvedores VpCI®-111 são copos autoadesivos de aproximadamente o mesmo tamanho. Os emissores VpCI®-111 liberam inibidores de corrosão em fase de vapor através de uma membrana respirável, protegendo ativamente até 11 pés³ (0,31 m³) de espaço por emissor. Os copos Corrosorber® absorvem H2S e outros gases corrosivos, mudando de cor à medida que esses gases ficam presos para mostrar quando o copo precisa ser substituído.

Manutenção de rotina e preventiva

Além desses principais sistemas elétricos/eletrônicos e de vapor, a manutenção de rotina e preventiva também são formas importantes de lidar com a corrosão. Superfícies de equipamentos pintadas e não pintadas e aço estrutural podem ser revestidos para uma camada extra de proteção. VpCI®-391 é um revestimento à base de água que seca até obter um acabamento não pegajoso e pode ser removido se desejado. Pode ser utilizado em superfícies externas usinadas ou pintadas. EcoShield® VpCI®-386 é um acabamento permanente que pode ser aplicado transparente diretamente sobre superfícies pintadas ou tingido para combinar com os esquemas de cores das instalações e aplicado diretamente no metal. Ambos os revestimentos à base de água contêm uma mistura de inibidores de corrosão especiais que os tornam alternativas competitivas aos sistemas à base de solvente de nível industrial. Quando a manutenção de rotina precisa ser feita em bombas, válvulas ou outros conjuntos roscados, o VpCI® Super Penetrant faz um excelente trabalho ao afrouxar fixadores enferrujados, de modo que o excesso de força (que pode danificar as hastes das válvulas e os parafusos do corpo da gaxeta) não precisa ser usado. CorShield® VpCI®-369 pode ser aplicado na instalação em conjuntos roscados que necessitam de ajuste periódico (por exemplo, buchas de haste de válvula).

Enfrentando os fatos da corrosão geotérmica

A energia geotérmica está pronta para ser uma fonte valiosa de energia renovável. À medida que a indústria continua a crescer, será cada vez mais importante enfrentar os duros factos da corrosão num ambiente geotérmico. As soluções mencionadas acima são um ponto de partida fácil, primeiro reduzindo os corrosivos e depois inibindo os efeitos dos compostos corrosivos restantes. Contate a Cortec® para obter ajuda com o gerenciamento de corrosão em sua usina geotérmica.

Contato

Dúvidas sobre produtos e serviços

Contato

Falar com um consultor