Combatendo o perigo da superproteção em reparos de concreto
Home / Notícias / Combatendo o perigo da superproteção em reparos de concreto
single-case-feature-image-1
O que é superproteção?

A superproteção ocorre quando a armadura metálica de uma parte do concreto está mais protegida do que de outra. Isso pode acontecer quando um novo remendo de concreto é colocado, substituindo o concreto contaminado ou carbonatado por concreto não contaminado que possui um pH alto e, portanto, um ambiente alcalino naturalmente protetor. A diferença resultante no potencial de corrosão entre o remendo e o concreto adjacente eventualmente leva à corrosão nas áreas circundantes, transferindo assim o problema original para outro lugar. Isso é conhecido como efeito ânodo / halo em anel.

Exemplos de superproteção

A superproteção também pode acontecer de várias outras maneiras. Uma é através da prática comum de proteção catódica (CP). O desafio de calcular o número adequado de ânodos para uma área e remover o concreto para instalá-los é agravado pelo fato de que não é possível ter acesso e tratar todas as partes da armadura igualmente. Isto deixa algumas partes do reforço metálico com mais proteção do que outras, um desequilíbrio que pode se manifestar ao longo do tempo pela corrosão em áreas com menos proteção. Um efeito semelhante pode ocorrer com a aplicação de um revestimento epóxi em uma parte do vergalhão e não em outra. A utilização de outras medidas de proteção contra corrosão pode causar um desequilíbrio semelhante quando aplicadas em excesso.

Equilibre o potencial de corrosão

O uso de inibidores de corrosão aplicados em superfície (SACIs) MCI® facilita o equilíbrio do potencial de corrosão. Em vez de deixar um remendo bem protegido cercado por concreto contaminado com cloreto, os empreiteiros podem aplicar SACIs MCI® ao concreto intacto, em um esforço para reduzir a diferença no potencial de corrosão entre duas porções. Felizmente, os SACIs MCI® são fáceis de aplicar por pulverização no concreto como um tratamento de superfície padrão. À medida que o tempo passa, os Inibidores Migratórios de Corrosão no MCI® SACI penetram mais profundamente através dos poros do concreto em direção ao reforço metálico. Sua afinidade com o metal permite que formem uma camada molecular protetora no vergalhão embutido quando o encontram.

Opções MCI® SACI

MCI® Surface Applied, destaca inibidores de corrosão aplicados em superfície (SACIs) para concreto. Os SACIs MCI® são projetados principalmente para ajudar as estruturas de concreto existentes a resistir à ação do tempo, combatendo a corrosão.

Adote uma abordagem equilibrada para proteção contra corrosão

Reparos de concreto exigem muita mão de obra para cometer o erro da superproteção. Ao proteger o concreto ao redor da área do remendo com Inibidores Migratórios de Corrosão, os empreiteiros podem dar um passo à frente da reação em cadeia de corrosão que é comum em áreas menos protegidas. Entre em contato com a Cortec® para saber mais sobre as vantagens de mitigar a corrosão em concreto armado com MCI®.

Contato

Dúvidas sobre produtos e serviços

Contato

Falar com um consultor